Por dentro da Faculdade de Moda

Padrão

Muita gente me pergunta sobre como funciona a Faculdade de Moda.

Como estou de férias da faculdade, achei que seria uma boa hora escrever sobre o dia-a-dia de quem estuda a moda.

Antes de qualquer coisa, para quem acha que a faculdade de Moda é só “corte e costura” e desenho, vale dizer que está é apenas uma pequena, mas importante parte da preparação do profissional de moda.

O que pouca gente sabe é que para sair desenhando uma coleção, é necessário muita pesquisa, informação e estudo, ou seja, vale a máxima 90% de transpiração e 10% de inspiração e não apenas ter um “dom”.

Normalmente um processo de criação se inicia com a escolha de um tema. Na faculdade existem algumas matérias essenciais que nos auxiliam para que este tema não seja superficial e conseqüentemente não caia no comum, ou seja, se você está pensando em estudar moda a sério, prepare-se para estudar matérias como psicologia, sociologia, filosofia (estética), além de história da arte, moda, design e outras matérias que a maioria nunca relacionaria com a moda.

Claro que a parte prática também faz parte do curso e aí esteja pronta para aprender além de desenhos, técnicas de modelagem, moulage e a própria costura.

 

(Parece divertido, mas experimente ficar 4 horas desenhando estampas em um vestido).

Não pensem que só com a carga horária das aulas em classe você vai adquirir habilidades suficientes para a confecção de suas peças. Para que isso aconteça é necessária a dedicação de horas e horas de treino fora da faculdade.

Quanto a avaliações, no caso da minha faculdade (Universidade Anhembi Morumbi), umas das formas é o projeto semestral interdisciplinar, onde mostramos na prática, todo o conhecimento e habilidade adquirida na confecção de uma coleção de moda partindo de um ponto referencial, o tema, assim como todo o processo criativo e somos avaliados por uma banca de professores e profissionais da moda.

 

(Até ficar tudo pronto, leva tempo…)

Em todo semestre temos esta apresentação, porém, a cada semestre aumenta-se o número de peças (looks) e mudam os temas, público-alvo, assim como mudam as matérias, fazendo com que cada semestre seja mais “difícil” e completo.

Algo que merece destaque é o relacionamento interpessoal que vivenciamos em cada trabalho, sala, projeto. Sempre trabalhamos com um grupo de pessoas, a maioria diferente de nós, seja em pensamento, estilo ou gosto, o que rende para muitas discussões (algumas até acaloradas) nos preparando para o mercado de trabalho- principalmente neste ramo.

Além de toda grade de matérias, o esforço extracurricular é de suma importância, a leitura é indispensável e o acompanhamento de noticias, desfiles e eventos ligados a moda é essencial.

Por isso, a moda pode sim ser supérflua, quando não agrega conhecimento, pesquisa e dedicação.

O grande desafio do profissional apaixonado pela moda é conseguir manter o caráter artístico vivo sem deixar de lado a realidade mercadologia, criando assim roupas repletas de conceito e ao mesmo tempo que atenda o desejo do consumidor.

Abaixo, algumas fotos de alguns trabalhos (looks confeccionados por mim e meu grupo) realizados na faculdade. Vale lembrar que a moda é um veículo de comunicação que conversa com demais áreas como teatro, cultura, sociedade, política, economia.

(Trabalho do 2º semestre: Coleção Verão 2010 “UNDERCRUMB”. Coleção baseada no antagonismo entre a vida e as obras do artista/cartunista Robert Crumb).

(Trabalho do 3º semestre: Coleção Inverno 2009 “Ser o que realmente se é”, com referência na vida libertária do filosofo Michel Foucault).


(Trabalho do 4º semestre: Coleção “Coisas que nem todo mundo vê…” tema: “O Design de Moda e a Cultura Brasileira” Sub-tema: Encontros e desencontros (baseado na obra “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro).

(Trabalho do 5º semestre que envolveu Design de Moda com Design de Games: “Nada mais que a verdade…”)

Mariana Arruda Simoni, Designer e Consultora de Moda

Mariana.as@uol.com.br

www.pencefundamental.com.br

»

  1. oii marii td bom??? ta na sua cidade agora nas ferias???
    nao sei ja ti flei mais tenho visto seu blog e ADORO viu!!!
    lindo e cheio de notícias !!!!
    beiijoss e ate as aulas!!

  2. adorei era oque precisava saber para fazer a faculdade de moda bom saber que nao vai ter matematica fisica nem quimica rsrsrs

    obrigado mim ajudou muito
    [muito sucesso na carreira

  3. mais tambem pude ver que nao é nada facil vejo quem quem sonha em fazer moda vai ter que se dedicar bastante e ver as coisas de um jeito que ninguem consegue ver

  4. Olá a todos,sou angolana e gostaria de estudar moda,mas , no meu país ñ há praticamente possibilidades de formação neste ramo.Agradeceria que me enviassem algumas sugestões de faculdades em outros países.Ajudem-me por favor

  5. olá! a um certo tempo estou pensando em fazer faculdade de moda, e essa sua materia me tiriou todas as duvidas esxistentes nesse ramo. Amei a primeira coleçao sobre do segundo semestre, foi muito bem desenvolvido parabens!!!
    espero que voce atualize sempre o seu site, e quando tiver tempo da uma olhadinha no meu blog que é: http://www.gatapreta-fabi.blogspot.com

    bju bju

  6. Oiii.Estou pensando em fazer faculdade d moda.Gosto muito.Nao sou d criar coisas estravagantes,mas tenhos boas ideas.Me identifico muito com esse curso.Sua matéria me tirou varia duvidas.Bjos e obrigada. Fran.

  7. Eu gostaria de fazer faculdade de moda, mas não para ser estilista, quero ser produtora de moda , queria você me ajudasse a entender, se a faculdade de moda é só pra ser estilista . obrigada

    • Oi fernanda, tudo bem?
      Existem diversas faculdades “de moda” que encaminham o estudante para algumas areas.
      A minha foi DESIGN DE MODA, ela abre um leque de opções dentro do universo da moda, que inclusive pode ser produção de moda, eu até tive essa matéria durante seis meses, aí é com você para encaminhar seu foco para esta area, mas há possibilidade sim!

  8. Oii mari, estou no meu ultimo ano e o meu sonho sempre foi cursar moda, e agora com toda essa pressão para vestibular, rola uma certa ansiedade. Sou do rio de janeiro e minha primeira opção aqui seria o senai- rj porém minha outra opção seria um curso de tecnólogo. O que você acha de cursos assim sobre moda? Dá pra conciliar a facul com algum trabalho ? Aaah adorei o blog!!!! Parabéns! e se puder responder as perguntas…

    beijinhos nath

    • Oi Nathalia querida…

      Eu aconselho vc a seguir sua primeira opção, no Senai que acho super valido o curso… com o tempo acredito que vc possa fazer cursos livres vinculados a moda ou à uma area mais especifica da moda.
      Quanto à trabalho durante o curso acho que depende do seu desempenho, acredito que o planejamento seja a chave do sucesso para conciliar estudos, dedicação e trabalho, resultando em um excelente rendimento!

      bjinhos

  9. Ajudou-me muito,percebi o quanto seria legal escolher esse curso daqui dois anos quando eu terminar o ensino médio!Trabalhos de grande excelência também, parabéns pelo esforço :)

  10. Minha paixão sempre foi moda desde de pequena, mas não desenho! Me aconselha a não fazer a faculdade? Envolve muito desenho? Acha que vou ficar perdida por não desenhar?

  11. eu quero muito fazer moda , mais tenho uma duvida , eu tenho que escolher um “tema” tipo verão , e só fazer roupas pro verão ? é por que eu gosto de tudo , tanto inverno , verão , como roupas pra mulheres , homens e crianças … gosto de sapatos também … tem como faze tudo isso na faculdade de moda ?

  12. Oi estou em uma tremenda duvida não sei se ja entro na faculdade de moda no proximo ano ou se dedico o ano para cursos de corte e custura entre outros relacionados a area pois não tenho conhecimento algum e tenho medo de ficar perdida. O que vc sugere com sua experiencia na fauldade? Muito obrigada, adoro seu wordpress.

  13. E pra quem não sabe costurar?! é um problema isso?! Sou apaixonada pela moda, amo desenhar e estar por dentro das tendências, meu sonho, realmente é moda. Estou no segundo colegial e ja quero me preparar para a faculdade de moda! Que dicas você pode me dar sobre tudo isso?

  14. Eu gosto de moda e gosto de desenhar mas tenho uma duvida, na faculdade so pode fazer modelos digamos que estravagantes, tipo modelos que sao usados em passarelas? Me identifico mais com modelos do dia-a-dia ou de festas. Tenho medo de me formar em moda e nao conseguir ingressar no mercado de trabalho. Se puder responda, obrigada :)

    • Olá Polly!
      Na faculdade existem muitos destes “modelos extravagantes” porque são peças conceituais, no mercado de trabalho (dependendo do público-alvo) estas peças sofrem alterações e ficam mais simples, mas isto depende do ´nicho de mercado.

  15. Gostei muito do seu blog… Estou perdida ainda em não saber o que fazer! Moda, sempre foi uma opção. Quero saber, sobre o mercado de trabalho, o que posso esperar se eu optar por moda e se é prefencial que eu faça um curso técnico antes ou encare a faculdade logo?

    Aguardo resposta… Beijo! Lyvia.

    • Oi Thainá, tudo bem?

      Seguir moda significa seguir um padrão, entende-se “padrão” uma regra seguida pela maioria, a maioria das pessoas que seguem padrão, como a moda, seguem um padrão de beleza. A imposição de um padrão de beleza significa ser magro, impõe ser magro.
      Mas, eu aconselho você a procurar seu estilo pessoal, usar roupas que combinem com vc, que aliem conforto, praticidade e que te façam sentir-se bem.
      Não siga nem a moda nem o padrão de beleza: seja você mesmo, uma pessoa feliz e saudável!

  16. Olá adorei sua matéria sobre a faculdade de moda e pretendo começar a fazer moda no meio do ano, ainda tenho algumas duvidas por exemplo, pra fazer faculdade de moda eu tenho que saber costurar e desenhar ou eu irei aprender isso na faculdade mesmo?

  17. Olá, eu amei sua matéria, estou no terceiro colegial e assim, sempre fui apaixonado por moda! E vc reforçou esse amor que tenho com essa matéria, me ajudou a ver como funciona tudo na realidade! Muuito obrigadoo mesmo vc arrasa! Bjão

  18. Olá as pessoas me perguntão o que quero ser e qual faculdade quero fazer ja tentei pensar em varias coizas mais nada me indentifico e a Moda nun sai da minha cabeça e eu me indentifico mais com issso mais muita gente fala moda não vai te levar a lugar algum … Acredito eu que leva sim eu fazendo a Facul do que eu gosto é o que importa mais terminando a facul essa experiencia pode me levar pra que area no trabalho me levar onde ????

  19. Boa noite
    Quero tirar uma duvida eu quero muito fazer favu de moda mais eu nao tenho noção nenhuma de dezenha e nem costurar! Tem algum problema nao sabe?
    Quanto custa a facudade de moda?

  20. oi,boa noite
    estou em duvida em fazer moda ou direito,tenho medo de fazer moda e não ter um bom retorno financeiro adoro moda principalmente em maquiagem e look ,minha duvida é, na faculdade de moda aprendemos também sobre maquiagem,estou com muita duvida se você poder me ajudar dando alguma dica do que eu preciso fazer pra me decidir, li todos os comentarios e suas respostas e adorei me ajudaaaa,beijos MEU NOME É DEBORA SOU DE SÃO PAULO

    • Oi Debora, tudo bem?

      Olha não aprendemos nada de maquiagem em moda, ém termos de elaboração de maquiagem, composição de cores, texturas, nadica, a única coisa que envolve a maquiagem na faculdade de moda, são as referências e criações na hora dos editoriais e desfiles. Sugiro que, se você gosta tanto de maquiagem, procure algum outro curso mais focado.

  21. Meu nome é Geisa e esse é meu ultimo ano no colégio, e eu estou meio que perdida e morrendo de medo, penso muito em fazer faculdade de moda porém tenho medo de fracassar, em todos os sentidos, principalmente financeiramente.
    Queria saber se você fez algum curso que envolvia moda antes de entrar na faculdade? E o que você acha disso?, fazer cursos que envolva moda antes de entrar na faculdade, pode ajudar?, se eu fazer um curso de costura, artesanato.. algo desse tipo, pode me ajudar no futuro?
    Outra coisa também, depois que eu terminar no colégio, eu penso primeiro em arranjar um emprego e ficar fazendo cursos que possam me ajudar, como por exemplo um curso de inglês, e só entrar na faculdade depois de um ano. Você acha que eu devo fazer isso? ou você acha melhor eu entrar direto pra faculdade quando sair do colégio?!

Deixe um comentário

