Um pouco sobre a Faculdade de Moda

Padrão

Bom, pra quem imagina que Faculdade de Moda é uma moleza, acho que vale a pena ler este post, afinal, estamos no fim do semestre, e vou comprartilhar com você o que significa, na prática este período.

Na Universidade Anhembi Morumbi, além de uma bateria de provas (coisa normal pra qualquer curso superior), temos mais um “presentinho”, o Projeto Interdisciplinar, que envolve uma grande pesquisa teórica de tendência e uma apresentação para banca de professores onde mostramos a pesquisas e a obra desenvolvida.

Só pra se ter idéia, no primeiro semestre eu e meu grupo fizemos um trabalho que envolvia Moda e Futebol, com foco no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o “Morumbi” (num outro post eu apresento melhor este trabalho).

Nesse segundo semestre de 2008, apresentamos um trabalho sobre a RUPTURA DA JUVENTUDE nos anos 80, com foco no filósofo Michel Foucault.

focault

Além de estudarmos mais a fundo a decáda escolhida e as idéias do filósofo, pesquisamos referências para a criação de uma peça de roupa (camiseta), um Painel Científico e um Referêncial, além de um editorial de moda.

Escolhemos Foucault porque ele influenciou (e influencia) boa parte da juventude, já que era professor e estava diretamente ligado com os jovens, atráves de sua postura, conduta e sua individualidade, apresentada por sua opção sexual.

Foucault assumiu sua homossexualidade em uma época onde existia o medo de ser taxado como “grupo de risco” e consequentemente, associado como portador do virús HIV.

Criamos uma camiseta com estampa colorida representando à liberdade de escolha de cada um e por cima fizemos as amarras, simbolizando a sociedade e seu caracter controlador, de vigilancia (como referência da própria obra Vigiar e Punir, de Foucault).

O resultado final foi essa peça, fotograda em um ensaio em Paranapiacaba :

final-de-semana-074

 

Quem assistiu à apresentação ainda pode conferir um vídeo com algumas imagens, abaixo uma versão reduzida dele:

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s