Couromoda

Padrão

Apesar de ser vegetariana e não gostar de comprar nada de procedência animal, não posso ignorar a presença do couro na moda brasileira e mundial.

Nos 4 dias da Couromoda de 2009 foram registradas 65.000 visitas de lojistas, importadores e profissionais ligados a este mercado, gerando vendas da ordem de R$ 6 bilhões.

couromoda

O próprio presidente Lula participou do lançamento da feira reafirmando a confiança na capacidade do setor calçadista-brasileiro.

Apesar da criatividade dos desfiles e dos estilistas envolvidos, acho que a grande revolução neste setor vem das empresas ecologicamente corretas que tem desenvolvido cada vez mais opções sustentaveis e criativas de materias de origem não-animal unindo design, versatilidade, conforto em um produto com vendas cada vez maiores.

Respeito a opinião e posição de cada um, mas continuo preferindo calçados, roupas e alimentos que não se utilizem da morte de nenhum animal, mas você não precisa pensar como eu.

Uma ótima iniciativa foi da empresa “Ecológica” que apresentou o couro vegetal, na feira.

A Ecológica é a maior empresa especializada na confecção de couro vegetal, e única no mundo a industrializar este tipo de material.

Na feira, apresentou a coleção Maracatiara 2009, inspirada na tradição artesanal desenvolvida por seringueiros do Acre há mais de 130 anos.

O produto é desenvolvido a partir do látex extraído da seringueira e chega ao mercado em diferentes versões de gramatura (espessura), cores e estamparias.

Segundo Tony Ferreira, um dos proprietários da empresa, por ser um produto versátil e resistente, capaz de substituir o couro animal e os revestimentos sintéticos derivados do petróleo em diferentes aplicações industriais – do setor moveleiro ao segmento da moda, passando pela indústria calçadista, automobilística e muitas outras.

couro-vegetal

O couro vegetal pode ser utilizado desde o revestimento de cadeiras, poltronas e sofás, fabricação de calçados como o tênis, bancos e revestimentos automotivos, sem falar em sua grande versatilidade para roupas como saias, calças, coletes e casacos.

É um produto absolutamente natural, produzido a partir de matéria-prima vegetal renovável, isenta de resíduos em todo o processo de produção e ainda capaz de agregar a todas essas virtudes ambientais uma importante interface social – a participação, em seus resultados comerciais, de comunidades extrativistas amazônicas que trabalham essa técnica artesanal há centenas de anos.

referência iconográfica:

imagem 1: http://2.bp.blogspot.com/_BeE34YxoHYE/SVdzBo5qHMI/AAAAAAAAASA/DE6_scQtDjI/s400/couromoda.jpg

imagem 2: http://roupas.decouro.com.br/img/25-couro-ecologico-da-ecologica-couro-vegetal-do-bras.jpg

por Mariana Arruda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s