Minha busca por Coco Chanel…

Padrão

Oi querida(o), tudo bem?

Não resisti e tive que escrever a respeito de ontem, que passou uma matéria na Globo News sobre Gabrielle Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, a reportagem mostrou algumas imagens dela no decorrer de sua carreira, além de mostrar a marca Chanel nos dias de hoje.

Bom, não é só porque eu estudo moda, gosto de moda que eu sou apaixonada por esta pessoa incrível, a Chanel.

chanel

Minha paixão vai além das roupas, dos símbolos, dos acessórios e do império que hoje a marca Chanel detém, minha paixão existe pela sua história, seu estilo, minha paixão por ela se dá ao seu jeito sempre a frente de seu tempo, seu jeito atemporal.

Bom, vou colocar um resuminho sobre a vida dela:

Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em Saumur no dia 19 de agosto de 1883 e morreu em Paris, no dia 10 de janeiro de 1971, mais conhecida como Coco Chanel, feminista, elegante, Chanel foi mulher à frente do seu tempo.

Tinha quatro irmãos (2 meninos e 2 meninas), o pai, Albert Chanel, era caixeiro-viajante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Sua mãe faleceu quando ela ainda era criança e seu pai ficou responsável pelas crianças. As meninas foram educadas num colégio interno, e os irmãos foram trabalhar numa feira.

Com vinte anos, Gabrielle saiu do colégio e foi em busca de um emprego como bailarina, na área de dança e teatro, que não deu muito certo devido à sua estatura.

Com vinte e cinco anos, Chanel conheceu um rico comerciante de tecidos, chamado Etienne Balsan, com quem passou a viver, depois conheceu o rico inglês Arthur Boyle, que se tornou o amor de sua vida e foi ele que a ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus, que em pouco tempo se tornou um sucesso.

Coco_Chanel_1

A relação deles acabou e Chanel abriu a primeira casa de costura, que comercializava roupas e chapéus, além de vender também roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo, foi ela quem inventou as primeiras calças femininas.

chanelzinha

No início dos anos 20, Chanel se relacionou com o russo Dmitri Pavlovich, que a inspirou em desenhar roupas com bordados do folclore russo, contratando diversas costureiras. Foi neste período que Chanel conheceu muitos artistas importantes, como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.

Sua roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs, a camélia como broche e as perolas são referência até hoje, além da bolsa com alças de corrente dourada.

CHA3

Chegou a Segunda Guerra Mundial e Chanel fechou sua Maison e envolveu-se com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954.

No final da Guerra, os franceses conceituaram este romance mal e deixaram de freqüentar sua Maison, tendo por isto, dificuldades financeiros. Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suíça.

Faleceu no Hôtel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos. O mesmo hotel que eu visitei em Paris (veja foto abaixo).

paris 182

Agora o por quê eu admiro Gabrielle Chanel:

Ela conseguiu com estilo e elegância libertar a mulher dos anos 20 dos trajes desconfortáveis e rígidos.  Ela conseguiu reproduzir em suas criações sua própria imagem, de mulher independente, feminista, elegante, bem-sucedida, com personalidade e estilo.

paris 153

paris 128

DSC02898

Sobre a marca Chanel hoje:

Dirigida desde 1983 pelo estilista alemão Karl Lagerfeld tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter, a marca Chanel conseguiu continuar sinônimo de elegância e estilo atemporal.

Paris 2009 547

karl

Para quem se interessou pela linda historia de vida de Gabrielle Chanel, uma ótima noticia:

coco_before_chanel

A Warner liberou a versão nacional do trailer e pôster de Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine. Estrelado por Audrey Tautou (O fabuloso destino de Amélie Poulain), o filme conta a trajetória de Gabrielle Chanel, uma órfã teimosa que ao longo da vida se tornou uma estilista de alta-costura lendária. Chanel é sinônimo da mulher moderna, de estilo, de liberdade e, acima de tudo, de sucesso!

O filme estréia dia 30 de outubro nos cinemas nacionais.

“Eu criei um estilo para um mundo inteiro.

Vê-se em todas as lojas “estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.”

gabrielle-coco-chanel

Coco Chanel

por Mariana Arruda

Obs: Foi emocionante estar em Paris visitando suas lojas. Ver que seu estilo está presente, vivo.

Anúncios

»

  1. Pingback: HERCHCOVITCH FAZ SEU PRIMEIRO DESFILE NA ROSA CHÁ « Pencefundamental

  2. Assisti ontem o filme e fiquei adimirado com a atitude e o entusiasmo dela, ela também me trouxe inspiração.Hoje, aqui quando cheguei, já fui direto pro Google e encontrei seu Blog e achei bem legal seu post.Tirei algumas dúvidas do que o filme não mostrou.

    Sou designer gráfico, atuo na moda surf wear porém curto muito pessoas como você e Gabrielle Chanel entrou para a minha lista de heróis assim como a Soninha Francine, Che Guevara, Bob Geldof, entre outros

  3. Sou uma das admiradoras da Chanel e do seu estilo, assim como você e os outros aqui neste site e no mundo inteiro.
    Quero te dar os parabéns pelo bom trabalho que você fez sobre a Chanel.
    Você tem estilo, adorei as fotos!

  4. O filme é magnífico , concordo em gênero número e grau tudo o que você diz de Gabrielle
    Olha eu não me interessei para assistir quando fiquei sabendo sobre o filme, mas minha mãe é costureira e estou dando uma força para ela e peguei o filme para mostrar , uma vez que ela não sabia quem era a estilista e se interessou .
    Fantástico , uma história de vida que nos ensina muito
    Você tem toda a razão de admira-la , eu também a admiro e olha que nem precisei fazer faculdade de moda para isso.

  5. Vi o filme sobre a história de Coco Chanel recentemente. Me emocionei com a história dela, pois achei ela uma mulher fascinante , cheia de personalidade e estilo próprio. Gostei muito de abrir este site. Muito sucesso para você. Abraço

  6. Mademoisele Chanel é eterna, como cada um de nós…a dificuldade está em que poucas pessoas descobrem isto. VIVA CHANEL SEMPRE, o que é bom dura toda uma eternidade.

  7. Sim, è uma grande verdade, è um estilo que sempre està atual!! e se renova a cada geração , como a nossa ! simplismente Clàssica , linda bem vestida atenta aos detalhes , das pèrolas , bolsinha, maquilagem!! etc.. etc… espetàcukar! Qui qu’a vu coco ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s