1º dia do encontro de ESTILO, ELEGÂNCIA e EQUILIBRIO

Padrão

Oi gente, tudo bem?

Acabei de chegar em casa e já vou escrever sobre meu dia de hoje no 1º encontro de ESTILO, ELEGÂNCIA e EQUILIBRIO: Práticas e reflexões sobre o Universo da moda e consumo contemplando também as necessidades das pessoas com deficiência visual.

encontro 015

O evento aconteceu no Teatro Raul Cortez (Fecomércio) e contou com a presença de associados da fundação DORINA NOWILL, designers, estudantes e jornalistas de moda, entre outros.

Iniciamos o dia com a abertura do presidente da Fundação, o Sr. Alfredo Weizflog que fez um agradecimento a todos, enfatizando o caráter inovador do evento, que traz profissionais comerciantes e estudantes de moda e que buscam promover a integração das pessoas, resultando na inclusão social.

Após a abertura começamos os debates:

1ª Mesa Redonda: COMPORTAMENTO E ETIQUETA

Obs: Em todos os debates, a Sra. Dorina de Gouvea Nowill (presidente emérita da fundação Dorina Nowill para cegos) e Ika Fleury (coordenadora geral) estiveram presentes na mesa.

encontro 024

Convidados: Sr. Roberto Issa (estilista) e Ana Rita de Paula (psicóloga).

Destacaram a importância das Universidades de moda focarem estudos para o deficiente visual, além de apresentarem o papel do estilista em criar roupas inacabadas, deixando que o usuário dê o seu acabamento à peça.

Foram mencionadas várias “soluções” para ajudar deficientes visuais a encontrar o caminho para se obter o estilo próprio, como pedir para alguém descrever minuciosamente as peças de seu interesse, pedir opinião a outras pessoas e acima de tudo estarem dispostos a receber ajuda.

A intenção é colaborar com o deficiente visual a se apresentar na sociedade. A moda está desenvolvendo seu olhar para estas pessoas por meio de estudos de cores e texturas e adaptações que atendam às necessidades especificam deste publico.

2ª Mesa redonda: ESCOLHA, INDEPENDÊNCIA, ORGANIZAÇÃO E MODA

encontro 032

Convidados: Milla Mathias (consultora da Estilo),  Profa. Ms. Romy Tutia (coordenadora do curso de Moda da FMU), Profa. Ms. Francisca Dantas Mendes (professora do Curso de Moda da FMU), Miguel Giannini (esteta ótico e designer de armações da Ótica Miguel Giannini).

O debate foi iniciado apontando alguns sistemas de atendimento personalizados e abordagens de lugares com “acesso livre” para deficientes visuais transitarem sem empecilhos.

Algumas dicas sobre estilo foram apresentadas como que tipos de óculos usar, dicas de armações para cada tipo de formato de rosto e estilo além da questão da aparência como um todo, para identificação do estilo de cada um.

3ª Mesa Redonda: OLHAR OLHARES: O MERCADO CONSUMIDOR DE MODA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO CONSUMIDORA

encontro 003

Convidados:  Rosângela Lyra (diretora geral da Dior no Brasil e Repres. da Associação de Lojistas da Oscar Freire), Prof. Ms. Geraldo Lima  (Estilista, Professor da Anhembi Morumbi e Proprietário da loja Urânio), Thays Martinez  (Presidente do Instituto Iris e consumidora) e Profa. Dra. Lívia Mota (especialista em audiodescrição).

O foco foi em como ajudar um deficiente a escolher suas próprias roupas.

Algumas soluções já foram criadas e já estão em pratica como preparar vendedores, etiquetas em Braille dizendo a cor das roupas, atender com naturalidade uma pessoa l, tentando entender como a pessoa deficiente enxerga o mundo por meio do tato, olfato e audição.

O evento foi encerrado às 18h30 e eu posso assegurar que foi muito bem sucedido.

Saí de lá maravilhada com este “novo” (para mim) universo e estou disposta a mergulhar e conhecer cada vez mais essas pessoas, suas necessidades e como o profissional de designer de moda pode atuar para colaborar na melhoria da qualidade de vida.

Em um determinado momento durante a palestra eu fechei os olhos e só escutei, queria sentir qual era a sensação, quais eram as limitações e tentar me ver como eles, é lógico que é totalmente diferente vivenciar isso somente por alguns segundos… mas, é um começo, que eu estou disposta a buscar, ajudar e tentar entender…

encontro 012

Por

Mariana Arruda

E amanhã (01/10/2009) tem mais na Faculdade de Moda da FMU | Av. Lins de Vasconcelos, 3406 | Vila Mariana:

8h30 às 12h ou das 13h30 às 16h

Oficinas Temáticas

Oficina de Moda: Prof. Romy Tutia e Prof. Tita | Faculdade de Moda FMU

Oficina de Moda: Profa. Ms. Romy Tutia e Profa. Ms. Francisca Dantas Mendes | Fac. de Moda FMU

Oficina de Estilo: Milla Mathias | Consultora de Estilo

Oficina de Maquiagem: Natura

16h

Desfile de Modas com Audiodescrição

17h30

Encerramento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s