Resgatando a história da MODA Brasileira…

Padrão

Oi gente, essa semana durante uma aula de Moda Contemporânea, relembramos do evento Phytoervas Fashion, aí eu decidi que iria postar pra quem nunca ouvir falar do evento ou pra quem acompanhava este evento que foi a primeira temporada de moda nacional.

phytoervas

fashion

oitava edição

O Phytoervas Fashion foi criado em 1993 com o objetivo de proporcionar visibilidade ao trabalho criativo e de qualidade desenvolvido por jovens estilistas. Até a sua 7ºedição, realizada em fevereiro de 1997, o Phytoervas Fashion era realizado duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e julho.

Em sua 1º edição (fevereiro de 1994), o evento contou com a participação de Walter Rodrigues, Cia do Linho e Alexandre Herchcovitch. Com a criação de uma comissão julgadora, formada por profissionais do mundo da moda e das artes, (jornalistas, fotógrafos, profissionais de moda, professores, estilistas consagrados, diretores de arte), o evento ampliou seu numero de participantes e estabeleceu uma regra: o estilista escolhido só poderia participar no máximo três vezes do evento.

Este espaço foi criado para ser o primeiro Centro de Moda Brasileiro.

Em1996, o Phytoervas Fashion, já sob direção geral de Betty Prado, apresentou um formato mais maduro e profissional, e passou a ser realizado na Fundação Bienal de São Paulo. O evento reuniu mais de nove mil pessoas. Alguns estilistas que fizeram parte do evento após essa data: Ronaldo Fraga, Gloria Coelho, Marcos Borches, Marcelo Sommer, Mário Queiroz, Sta Ephigênia, Eduardo Ferreira, Estela Alcântara e Jeziel Moraes, Jun Nakao e mais uma vez o Mundo Mix, além de outras novidades como a participação de estudantes de moda com exposição de fotos, colagens e croquis dos estilistas participantes, mostrando o processo criativo.

Uma das contribuições do evento foram as “tendências”, que deixou de estar em um catalogo e passou a ocupar as revistas, com editoriais e histórico dos estilistas, fazendo com que as pessoas pudessem ter acesso às tendências.

Obs: O evento marcou também a estréia de Gisele Bündchen.

desfilegisele

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s