Dica de livro: UBIK

Padrão

Oi gente,

Estou lendo um livro para a disciplina História do Design e acabei me apaixonando pelo enredo e universo do livro UBIK.

livro Ubik

O autor do livro é Philip K. Dick, nunca tinha lido nada dele, mas já tinha conhecia algumas de suas obras como O Vingador, Blade Runner e O Homem Duplo, então sempre tive curiosidade em ler algo escrito por ele.

autor do Livro Ubik (Philip K. Dick)

Comecei a ler Ubik…

Pra começar, quase todas as obras (mais conhecidas) do Dick se passam no futuro, Ubik não foi diferente (pelo menos futuro para o autor, já que foi escrito em 1969 e a história se passa em 1992).

O enredo envolve ficção cientifica, colônias no espaço, viagens interplanetárias, residências e utensílios domésticos interativos, além de termos “modernosos” como precogs (pessoas que tem o poder de prever eventos que virão acontecer) e antipsis (indivíduos capazes de neutralizar os poderes do precogs).

Sinopse

A sociedade é futurista, sofisticada e funcional, os mortos não morrem totalmente, eles tem a possibilidade de serem mantidos em meia-vida por seus entes queridos, e podem se comunicar com eles.

Joe Chip trabalha para Runciter e Associados, uma organização de segurança antipsis que emprega paranormais (telepatas, precogs) para rastrear e neutralizar a presença de outros talentos psíquicos, infiltrados nas mais diversas empresas.

Em uma missão a Lua, algo terrível acontece: uma explosão. Uma cilada. Os melhores antipsis reunidos. E a morte de Glen Runciter (dono e diretor da Runciter e Associados).

Entre a perplexidade e a busca por explicação, Chip e sua equipe passam a receber mensagens espantosas de seu ex-chefe. Enquanto isso, fragmentos de realidade vão transmigrando para o passado. O mundo parece retrocede.

Na luta para evitar a completa dissolução, surge uma resposta: Ubik.

Vale muito a pena ler, foi considerado um dos cem melhores romances em língua inglesa pela revista Time, esta incitante comedia metafísica sobre morte e salvação traduz plenamente o universo movediço de Dick: um mundo onde verdades nunca são totalmente definitivas; onde o real e o irreal se misturam constantemente, alterando a percepção de seus personagens e de seus leitores.

Eu recomendo.

Por Mariana Arruda

Contato: mariana.as@uol.com.br

Anúncios

»

  1. Olá, Mariana! Se vc gostou do Ubik…então experimente ler “O Homem do Castelo Alto” “Valis” ou “A Invasão Divina”. Sinceramente, não sei qual dos três é o melhor, embora tende a acreditar que “Valis” é o primeirão!
    Bom, de qualquer forma seja bem vinda ao clube de leitores de K. Dick!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s