Moda Sustentável: eco fashion

Padrão

Oi gente, tudo bem?

Há um tempo atrás li uma matéria do Jornal O Estado de S. Paulo sobre Sustentabilidade: “Moda ética, muito além do reciclado”, sugiro que quem tiver interesse leia ela completa: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,moda-etica-muito-alem-do-reciclado,516167,0.htm

Uma das coisas que mais me chamou atenção foram os pacotes de salgadinho e lixo eletrônico que viraram acessórios,achei divertidíssimo.

Nas ultimas temporadas do SPFW temos visto muitos materiais “normais” e “comuns”  como saco de cimentos,embalagem de sucos, de leite,  virarem acessórios sofisticados  das grandes marcas.

Bolsa Cavalera feita à partir do saco de cimento reciclado

Esse conceito chama-se upcycle, que significa transformar algo que está no fim de sua vida útil ou que vai virar lixo em algo novo sem precisar passar pelo processo físico ou químico de reciclagem. O material é usado tal qual ele é. E a partir dele são feitos novos produtos.

A empresa americana TerraCycle recém-chegada ao Brasil cria acessórios confeccionados de lixo. Como as embalagens usadas de salgadinhos Elma Chips e sucos Tang, eles fazem bolsas, mochilas, pochetes, estojos, cadernos, guarda-chuvas e até capas para caixas de som.

TerraCycle faz bolsa com embalagem de Doritos

“Estamos dando uma solução criativa para produtos e materiais que não podem ser reciclados e antes iam parar em aterros sanitários”, diz o presidente da empresa, Tom Szaky. “E, para isso, usamos a matéria-prima mais barata que existe: o lixo.” O problema dos pacotes de salgadinho e de bolachas é que eles são feitos de um material misto entre plástico e alumínio. Comparados a outros tipos de plástico, como o PET, são mais difíceis de reciclar.

O processo da TerraCycle – tanto nos EUA como aqui – funciona assim: você se cadastra no site e envia para a empresa, gratuitamente, as embalagens que coletou. Aqui, os produtos são desenvolvidos por cooperativas e vendidos por preços entre R$ 10 e R$ 30 na rede Walmart.

Achei demais a iniciativa deles e acho que podemos ajudar o planeta (que é o mais importante) e ainda por cima ficarmos fashion. Isso sim é uma boa iniciativa e parceria.

Trechos retirado da matéria “Pacotes de salgadinhos e lixo eletrônico viram acessórios” do Jornal O Estado de S. Paulo, do dia 25 de Fevereiro de 2010.

Por Mariana Arruda Simoni

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s