As tendências do SPFW

Padrão

Em meio ao mundo contemporâneo que vivemos, onde as novidades, notícias, acontecimentos mudam a cada dia, estar antenado significa acompanhar essas mudanças de modo geral (política, economia, artes, gastronomia, futebol, etc).

No mundo da moda, um mundo efêmero, acontece a mesma coisa com uma alta velocidade. Para podermos ter um parametro do que “vai usar” ou qual será a “tendência” para a próxima estação, temos alguns eventos (Primiere Vision, Semana de Moda de Paris, NY, Londres, Fashion Rio, SPFW, entre outros) que nos auxiliam à esta difícil tarefa.

Hoje vou falar sobre as tendências notadas na última temporada do SPFW.

A 29ª edição do SPFW Verão 2011 contou com uma decoração lúdica e buscou inspiração na “miscigenação brasileira”, com direito a roda-gigante iluminada (com capacidade para 16 pessoas), cata-ventos, tobogã com piscina de bolinhas, além de mini-brinquedos havia também vários papelões grafitados espalhados pelas paredes da bienal.

Uma das caracteristicas importantes do SPFW, além dos desfiles (foram 39 desfiles, distribuidos ao longo de seis dias e seis locações- cinco externos + Bienal do Parque Ibirapuera) são as exposições e instalações que acontecem durante o evento, nesta temporava tivemos a instalação Vestígios Visíveis do estilista Jum Nakao.

As coleções e estações aparecem cada vez mais democraticas, por isso é difícil dizermos ao certo qual será a maior ou “a” tendência certa do momento, mas, é possível apontar algumas coisas que se repetiram em quase todos os desfiles, as que estão vindo com força:

  • Vestidos mega curtos

Esses vestidos foram vistos em quase todos os desfiles e com certeza será um dos hits da temporada.

A novidade desses vestidos vem em termos de forma, modelagem, a silhueta é mais larguinha e confortaveis.

  • Transparência

Presente em quase todos os desfiles, a transparência é uma das grandes apostas, seja em detalhes, vestidos, renda, blusas, calças, tudo tinha uma “pitadinha” de transparência.

 

  • Maiôs recortados

Sofisticados, os maiôs aparecem em inumeros desfiles, compostos por recortes vazados, destacando a brincadeira do “esconde revela” que é uma grande aposta para a estação.

Os recortes mais frequentes aparecem nas laterais, colo e barriga.

  • Bíquinis com cara de lingerie

Em alguns desfiles apareceram alguns biquinis com carinha de lingerie. Esse modelo é bem ousado e sexy e esteve presente em diversas coleções.

 

A novidade está nos materiais que ora aparecem mais brilhantes, com modelagem de calcinha alta ou repleto de detalhes com rendas, alças.

  • Saídas de banho leves e sofisticadas

Nem as saídas de banho fugiram da sofisticação nesta temporada.

 

Sejam sob forma de túnicas, vestidos, camisões, mini blusas, saiões e macacões, elas aparecem estampadas e coloridas, compondo combinações elegantes.

Para o público mais jovem calças saruel, saias e shorts curtinhos aparecem.

  • Cores

Não há regras para as cores, alguns desfiles apresentaram roupas em tom pastel e acessórios em tons mais fortes, contrastando com as peças.

Em outros desfiles vimos uma explosão de cores, vale tudo: do branco ao preto passando pela paleta de néons, estampas que imitavam renda, florais e linhas gemetricas.

Destacamos, portanto, algumas das tendências que mais notamos se repetir nas passarelas do SPFW, as quais, em um todo, podem ser resumidas a uma sofisticação do beachwear do Verão 2011.

Essa sofisticação aparece em materiais mais elaborados, bordados, efeitos metalizados, cortes amplos que realçam a silhueta sem pecar pela vulgaridade.

Mas, lembrem-se: as tendências sempre aparecem e desaparecem com muita rapidez, nós temos que observa-las e absorver delas o que de melhor combina com nosso estilo ou então modificá-las de acordo com nossa personalidade, nunca saia usando algo que não combina com você.

Mariana Arruda Simoni, Designer de Moda e Consultora de Estilo

Contato mariana.as@uol.com.br

http://www.pencefundamental.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s