Estilo e Tendências: Estilo Vintage – você sabe o que é?

Padrão

Oi gente, tudo bem?

Como sabemos, a moda é efêmera, muda constantemente, mas tem algo que não muda: a inspiração de outras décadas e períodos.  Sempre estamos resgatando alguma tendência ou até uma peça do passado e trazendo-a para o presente, essa “moda” de usar peças do passado chama-se “moda vintage”.

A moda Vintage nada mais é do que uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80. Resumindo: qualquer roupa que te faça parecido com seus pais (na adolescência), ou- se você for mais ousado- com seus avós é moda vintage.

é melhor usar OU uma peça OU um acessório...

O estilo vintage transforma em referência o melhor de todas as décadas.

A palavra inglesa “vintage” usada para designar o ano ou safra de vinhos e de outras bebidas foi incorporada ao vocabulário da moda nos anos 80 como referência a roupas de outras décadas.

Com o passar do tempo, o vintage estabeleceu-se como uma cultura dentro do universo da moda, gerando obviamente, novos caminhos de consumo.

Brechós e lojas de roupas usadas passaram a ser procurados por clientes e comerciantes, que, em seu garimpo constante, buscavam peças que fossem sinônimo de exclusividade no mundo da moda globalizada.

Quer compor um look vintage, mas tem medo de errar? O segredo é não “pesar a mão”.

O ideal é compor um look que misture peças retrô com outras mais modernas. Não saia vestido dos pés a cabeça com roupas retrô porque deixa o look pesado e forçado.

 

Calça com cintura alta, blusinhas balonê, cintos demarcando a cintura, ombreiras, saias longas, tachinhas, tudo isso volta com tudo e o estilo vintage passa a ter evidência no mundo da moda.

O melhor lugar para se achar peças originais e exclusividade são os brechós.

O hábito de vestir roupas de brechó (de segunda mão) começou com os estudantes franceses dos anos 60, que tentavam compensar a falta de dinheiro com criatividade.

Em 1996, a Prada reprisou sucessos do passado em suas coleções de roupas e acessórios, fazendo com que o “estilo brechó” chegasse no topo das tendências mundiais.

Comprar em lojas de roupas usadas pode ser bem vantajoso por conta do preço (mais em conta) porém, é preciso estar super atento para não ficar com look fantasia e nem encher o armário com peças que jamais serão usadas.

 No brechó se acha de tudo um pouco, basta garimpar...

Aqui vão algumas dicas ara quem quiser se aventurar no mundo vintage:

  • Para fazer compras em brechós é necessário tempo e paciência. Diferente do shopping (que tem a vitrine toda preparada com looks montados), em uma loja de segunda mão você tem que ter paciência para encontrar aqueles “achados”, ou seja você vai vasculhar em tudo.

 

  • Procure sempre qualidade, mesmo em brechós. Alguns defeitos e desgastes podem ser ignorados, afinal, é necessário lembrar que aquelas peças já foram usadas…

 

  • Sempre prove tudo. Não confie no tamanho descrito na peça. As medidas e os tamanhos mudam conforme as décadas e nada melhor do que ver a peça no corpo.

 

  • Peças que precisam de consertos ou reformas são arriscadas. Além de resultado mini questionável, podem custar bem mais que o preço da peça.

 

  • Procure não leve nada com manchas.

 

  • Botões e aviamentos originais também são importantes. Adaptar a peça com botões modernos pode mudar totalmente a cara da roupa, sempre procure acessórios como óculos, colares, bolsas e aviamentos, você pode transformar um look somente com eles.

 

O acessório é tão importante quanto à própria roupa...

  • Sempre lave a peça antes de usar.

 

Lembre de comprar peças legais e que combinem com seu estilo, uma peça retrô de cada vez fica ótimo sem parecer forçado, o legal é misturar estilos, épocas e compor um look diferente, com a cara de cada um que veste.

Mariana Arruda Simoni, Designer e Consultora de Moda

Contato: mariana.as@uol.com.br

http://www.pencefundamental.com.br

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s