ROMPENDO FRONTEIRAS: PERU glu glu

Padrão

Viagem ao Peru (glu glu)

Quem acompanha aqui sabe que eu estou na reta final do TCC (com tudo já quase finalizado, digamos tudo encaminhado) mas o stress e nervossismo fazem parte desta etapa de conclusão de curso.

E o que fazer para dar uma relaxada? Viajar! Nada melhor que viajar para tirar da cabeça o stress…

Como se não bastasse viajar pra um outro país- desta vez Peru, fui com o Mau, meus pais e meus sogrinhos!

Aproveitamos o feriado do dia 2 de novembro e no dia 28 (sexta-feira) partimos de São Paulo para Lima. Vou montar um roteirinho de viagem contando passo a passo e dicas.

28/10/2011- SEXTA-FEIRA

SÃO PAULO- LIMA

Saímos do aeroporto de Guarulhos a noite.

Chegamos em Lima, capital do Peru, uma cidade costeira com praias do oceano Pacífico, bem grande e importante, lembra bastante São Paulo. O fuso de Lima eram de 3 horas a mais do que o Brasil.

Estávamos cansados da viagem, porém, com fome então deixamos as malas no hotel e fomos procurar um local para comer e achamos perto do Hotel um centro de compras, praças e restaurantes, acabamos comendo na Pizza Hut e voltamos para dormir.

29/10/2011- SÁBADO

LIMA

Acordamos cedo, tomamos um belo café da manhã e fomos passear pelas redondezas.

Um problema: as lojas em Lima abrem tarde, a maioria abrem 11h da manhã então ficamos passeando em supermercados (meu pai coleciona azeites de países diferentes heheh), praças e encontramos uma FEIRA do LIVRO (Feria Del Libro) no centro, onde fizemos a festa em livros diferentes por um preço MUITO bom.

As lojas abriram e fomos as compras, dou destaque total a loja de esquina (de 4 andares) SAGA FALABELA (é mais ou menos com as Galerias Lafayette em Paris), a loja é dividida em diversos segmentos de diferentes marcas (a maioria importada) e com preços MUITO bons. Desde bolsas, perfumes, sapatos, sandálias, blusas, calças, tênis, moleton, vestido de festa… TEM DE T-U-D-O! Eu adorei e comprei varias coisinhas pra mim… (principalmente blusas com estampas de cereja que eu amo).

Almoçamos em um restaurante gostoso, com mesinhas pra fora, experimentei a INCA KOLA (refrigerante de lá com cor de xixi hahah), depois passeamos um pouco na praça em frente, que tem MUITOS gatos espalhados por ela, MUITOS mesmo.

À tarde fizemos o city-tour conhecendo os pontos turísticos e um pouco da história de Lima e sua ditadura sangrenta.

À noite voltamos pro mesmo restaurante e ficamos passeando pelo centro.

30/11/2011- DOMINGO

LIMA- CUSCO

Como o tempo era curto, no domingo tomamos café e já partimos pro aeroporto em direção à Cusco.

Cusco é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, é uma cidade história que lembra bastante Ouro Preto.

 

Vale lembrar que a altitude de Cusco é de 3.400 metros de altitude, ou seja, é bem diferente do que nós, aqui no Brasil estamos acostumados. Não vou dizer que passei mal, mas eu notei algumas diferenças quanto à respiração, que era mais ofegante, um pouco de tontura e MUITA folha e chá de coca (que não me deu barato nenhum) e nem ajudou muito, mas a curiosidade né? Heheh

 

O que vale saber de Cusco é que depois do fim do Império (1532), os espanhóis invadiram e saquearam  a cidade. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade européia.

A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca.

Cusco tem uma agricultura MUITO forte, com o cultivo de milho (gigate), cevada, quinoa, chá e café, além da mineração de ouro.

Almoçamos em um restaurante lindo com comidas típicas e depois passeamos pela cidade, compramos lembrancinhas, mas foi um dia bem light, porque estávamos um pouco “zuados” pela altitude.

A noite passeamos mais e comemos numa pizzaria em frente ao nosso Hotel, onde um forno a lenha ficava no canto do ambiente, onde nossas pizzas eram montadas na nossa frente e depois fomos pra praça das Armas passear.

31/10/2011- SEGUNDA-FEIRA

Dia de acordar de madrugada, ir pra estação de trem rumo à MACHU PICCHU, também chamada de “cidade perdida dos Incas”.

Houve um atraso de uma hora na saída do trem. A viagem dura 3h30 e é confortável, porém é MUITO devagar, servem lanche e vendem roupas de alpaca dentro do trem.

Chegamos à estação de Aguas Calientes com chuva (compramos até capa de chuva),pegamos um ônibus de 20 minutos até Machu Picchu e lá o céu já estava abrindo. 

É emocionante a energia que este lugar tem… é muito forte, é muito lindo… parece que é de mentira existir uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha (2400 metros de altitude), no vale do rio Urubamba, atual Peru.

Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

Entre muitas subidas e descidas, vamos descobrindo o que cada lugar simboliza… desde pedras do sacrifício como templos, simbologias e significados até que então… o Mau (meu até então namorado) reúne meus pais, eu e os pais dele e me pede em CASAMENTO!!! Ele ajoelhou, tirou uma bolinha de futebol de veludo, abriu e lá estavam duas aliaças: uma de ouro branco com brilhantes (pra mim0 e outra de ouro amarelo pra ele… ounnnnnnnn eu disse SIM, todos choraram e agora somos noivos sob a benção dos Incas!

Voltamos cansados, ônibus, trem, ônibus, jantamos (pizza) e fomos surpreendidos pelo “halloween de las calles”, uma multidão de crianças fantasiadas invadia a Praça das Armas, fantasias MIL, como abelhas, piratas, monstros, zumbis, princesas… todos com uma bolsinha de abobora repleta de doces… hum que delicia.

 

Depois disso cama e dormir.

01/11/2011- TERÇA-FEIRA

CUSCO- ANIVERSÁRIO DO MAU

Acordamos cedo e fomos fazer um city-tour pelas construções incas na cidade de Cusco, no Museo do INCA, fabrica de tecelagem de alpaca (MUITO CARA as coisas).

A moda peruana é bastante diversificada e colorida, os tecidos são feitos com lã de alpaca e tem várias texturas diferentes…. muitas estampas divertidas e temáticas! 

Tarde livre para as ultimas compras e mais passeios, como o Mercado Municipal, é legal, porque ali você consegue ver o cotidiano das pessoas que moram ali e não só a parte turística.

 

Jantamos pizza (de novo) e cantamos parabéns pro mau, que fez 34 anos!

02/11/2011- QUARTA-FEIRA

CUSCO- SÃO PAULO

Último dia aqui e fomos ao estádio do Cienciano e mais comprinhas hehe, depois aeroporto, descemos em Lima e de Lima voltamos pra São Paulo.

Foi demais, eu só gostaria de ter ficado um dia mais em Lima… mas valeu muito a pena, o choque de culturas é forte e nos acrescenta muito quando nos inserimos nessas outras realidades.

Agora volta o foco no TCC hehhe.

Beijos

Mari

Anúncios

Sobre Pence Fundamental

Uma cidadã do mundo, livre, sem fronteiras, que ama viajar e conhecer novos lugares, seres vivos, trocar ideia. Estuda e investiga arte contemporânea, design e moda. Vegetariana fanática por futebol!!! Formada em Design de Moda, Mestranda em Design,que ama estudar assuntos não-relacionados à este campo, mas que ao serem inseridos agregam novos olhares e possibilidades. AMO minha família, meus amigos- humanos e animais- TODDY, Olívia, Alfajor que não está mais entre nós, Quilmes, Torrone, meu companheiro MAU...e punk rock- minha escola de vida, ética, ideais e valores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s