BIOCOSTURA

Padrão

Não é de hoje que a palavra sustentabilidade tem estado em evidência na mídia e no nosso modo de viver- pelo menos no meu que procuro fazer minha parte separando lixo reciclando, sendo vegetariana, não tomando banhos demorados, não jogando lixo fora e demais outras atividades que fazem a diferença.

No campo “da moda”, um campo efêmero, transitório o conceito sustentabilidade veio para ficar e cada vez mais aliado à ciência, tecnologia e estudos são criadas possibilidades capazes de revolucionar os meios tradicionais. Dessa vez estou falando da biocostura, prática que está se tornando comum em tempos de reciclagem e preocupações maiores com o meio ambiente.

A designer de moda inglesa Suzanne Lee é uma das adeptas do tecido feito a partir de bactérias e matéria orgânica.

A base para o tecido é o kombuchá. Os microoganismos criam naturalmente um tecido de celulose graças a um processo de fermentação do chá verde com açúcar feita com o uso de bactérias que degradam a cafeína, são produzidas pequenas fibras que formam finas placas de celulose com uma textura que lembra a de um papiro.

O nome dado ao material-base desse tecido é kombuchá – que é um alimento probiótico e microbiológico.

Outro dado interessante é que não há desperdício do material produzido, essas fotos de peças de roupas foram confeccionadas com o tecido produzido.

 

Sugiro que assistam este vídeo onde ela- Suzanne Lee– conta detalhadamente o processo de criação do “tecido” e suas idéias e aplicações.

http://www.ted.com/talks/lang/en/suzanne_lee_grow_your_own_clothes.html

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s