“Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias”

Padrão

Oi gente, tudo bem?

Escrevo para contar que fui convidada pela FAAP- Fundação Armando Alvares Penteado- para expor uma peça minha da coleção AHORA Y SIEMPRE do meu TCC na exposição “Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias”, que reúne o melhor da moda brasileira e traz um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento deste segmento, acompanhado por recortes e focos temáticos. A mostra entrará em cartaz dia 12 de agosto e ficará aberta ao público até 30 de setembro, os curadores José Luis Hernandez Alfonso e Denise Pollini ressaltam que o público fará um passeio pela história da moda brasileira.

Lembrando que esta coleção AHORA Y SIEMPRE do meu TCC teve um grande reconhecimento graças à sua temática, que parte da luta das Mães da Praça de Maio e graças à nossa ilustríssima modelo e atriz Martha Mellinger, que encarnou maravilhosamente bem o personagem e emprestou sua beleza, expressão e delicadeza às fotos, dando vida e brilho à este trabalho.

Vestido Pote-de-Ouro que vai ser exposto. Foto do ensaio fotográfico com a maravilhosa atriz Martha Mellinger.

“A exposição leva o público de todas as idades a relembrar, conhecer, apreciar e valorizar a trajetória e o presente da moda no Brasil”.

A exposição é dividida em dez núcleos temáticos. Minha peça estará presente no “Núcleo Novíssimos”.

  • O principal núcleo, ‘Criadores Contemporâneos’, traz 20 looks considerados de ponta da criatividade dos estilistas presentes na mostra. A escolha foi baseada na projeção nacional e internacional do profissional, o percurso da produção desenvolvida no Brasil e a visibilidade comercial nos últimos 10 anos. Estão no espaço, Alexandre Herchcovitch, André Lima, Carlos Miele, Clô Orozco, Dudu Bertholini e Rita Camparato (Neon), Fause Haten, Gloria Coelho, Isabela Capeto, Jefferson Kulig e Jum Nakao, além de Karlla Giroto, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Lorenzo Merlino, Marcelo Sommer, Martha Medeiros, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Samuel Cirnansck e Walter Rodrigues.
  • O segundo núcleo, denominado ‘Pau-Brasil’, faz uma introdução sobre a relação do Brasil com a ornamentação corporal. O espaço apresenta trabalhos da artista Maria Lúcia Barbosa, que resgatam em colares, braceletes e broches, materiais e técnicas indígenas.
  • Em ‘Publicações’, poderão ser vistos encartes, revistas e folhetos com ilustrações sobre moda, que no século XIX e grande parte do século XX, eram os únicos meios pelos quais as informações sobre este tema chegavam à população. The Delineator, Manequim, O Cruzeiro, A Cigarra e Jornal das Moças são alguns exemplos.
  • Tecidos e propagandas em publicações, além de um vestido da casa Madame Rosita, da década de 1970, e um macacão da Casa Vogue, da década de 1960, poderão ser apreciados no bloco ‘Indústria e Comércio’. “O núcleo é dedicado à indústria têxtil e ao comércio, setores importantes no percurso da moda no Brasil”, enfatiza José Luis.
  • As ‘Feiras e Desfiles’ também contam com setor próprio na exposição. Fotos de desfiles, reproduções de publicações, encartes, catálogos, convites, entre outros, poderão ser apreciados. O núcleo contará ainda com um vestido assinado pela Casa Rhodia, centro de estudos de estilismo criado na década de 80 pela multinacional francesa de mesmo nome.
  • No núcleo ‘Modistas’, dedicado às anônimas profissionais da época, poderão ser contemplados vestidos, manequins, ferro de passar, máquina de costura, caixas com material de costura, além de manuais e publicações. Em ‘Costureiros’, espaço dedicado às primeiras celebridades relacionadas ao universo da moda, nomes como Clodovil Hernandes, Guilherme Guimarães, Dener, José Gayegos, José Nunes, Markito, Ronaldo Esper, Rui Spohr e Zuzu Angel estão presentes em suas inesquecíveis criações.
  • O espaço denominado ‘Formação Profissional’ relembra os primeiros cursos e métodos autorais de corte e costura até chegar ao final do século XX, quando surgem as faculdades e cursos universitários de moda. Fotos em sala de aula e de exposições realizadas na FAAP, como Papiers à la Mode, em 2008, fazem parte deste núcleo.
  • A nova geração de estilistas tem um espaço garantido e exclusivo. Em ‘Novíssimos’, sete estilistas, alguns ainda em curso e outros recém-formados, mostram seus estilos e beleza. São eles: Adriana Tristão, da FAAP, que venceu o concurso FAAP Moda e o Prêmio Criativa Novos Estilistas; Ana Paula Soares, do SENAC; Augusto Ribeiro e Claudiana Cardoso, da FMU; Elisa Quinteros, da Santa Marcelina; Kledir Salgado, da USP; Mariana Simoni e Thais Storino, da Anhembi Morumbi – além de  Mauricio Somenzari, da  FAAP,  também vencedor do concurso FAAP Moda.

 

A entrada é gratuita e o agendamento de visitas educativas poderá ser feito pelo telefone (11) 3662-7200.


Período: De 12 de agosto a 30 de setembro de 2012, de terça a sexta, das 10h00 às 20h00, aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00 na MAB-FAAP – Sala Annie Penteado, rua Alagoas, 903 – Higienópolis.

Informações:             (11) 3662-7198

Visitas Educativas:    (11) 3662-7200

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s