FAÇA VOCÊ MESMO: CUSTOMIZAÇÃO

Padrão

Quem nunca teve vontade ou já tentou transformar uma peça de roupa que não usa mais ou já enjoou em outra? Pois bem, este é o momento ideal para transformar uma roupa que já está jogada de lado em algo super usável e diferente. A customização nunca esteve tão em evidencia quanto nos dias de hoje, ainda mais com a questão da sustentabilidade e de ir contra mão ao consumo. Com alguns matérias básicos já é possível dar uma nova cara a uma peça.

A expressão customização foi criada para traduzir um termo da moda americana chamado ‘custom made’ (sob medida). Customizar é conseguir dar nova vida a uma peça que estava em desuso. No caso das roupas e acessórios, há uma imensa variedade de materiais disponíveis no mercado, como desenhos, pinturas, transfers, colas, apliques, bordados, brilhos, bijuterias e por aí vai…

Usar a criatividade e dedicação pode render, além de uma boa economia, peças que arrasam em produções. Muita gente tem vontade de poder criar suas próprias roupas, afinal ter uma peça única que só você e mais ninguém possui é o sonho de muitos. Além disso, há momentos em que não podemos ficar gastando então nada melhor do que utilizar o que você já tem e criar algo totalmente novo.

Além do baixo custo é possível produzir peças exclusivas, sem correr o risco de ver alguém na rua igual a você, fato que é de deixar qualquer pessoa desconfortável, principalmente às mulheres.Uma dica importante é se a pessoa ainda não tem experiência para cortar ou pintar uma peça, para não estragar de uma vez, o ideal é começar aos poucos até ir adquirindo um confiança!

Algo que está super em alta e é fácil de fazer é a camiseta com o desenho de caveira vazado nas costas, vou ensinar como fazer:

1) Escolha uma camisa básica para começar a desenhar. Imprima da internet ou desenhe a caveira que você mais gostar. Lembre-se de escolher uma imagem com poucos detalhes pois iremos recortá-la.

2)  Desenhe o contorno da caveira com um lápis se o tecido da camisa for claro, caso contrário, use um giz para riscar;

3) O desenho do exemplo é o de uma caveira. Os olhos e o nariz podem ter um desenho de uma linha fina no meio para na hora do corte ficar mais bacana. Já a boca pode ter cortes quadrados ou redondos.

Desenho finalizado, agora é só cortar seguindo o contorno do lápis.

Outra customização fácil de se realizar é com o shorts jeans. Existem inúmeras técnicas, peças, acessórias que podem transformam um shorts comum em algo maravilhoso e descolado. O shorts dip-dye, por exemplo, que é o shorts com efeito corrosivo, é só mergulhar o seu shorts antigo em um recipiente com água sanitária.

No sentido contrário também fica incrível, ele fica todo machado. Quanto mais desgastado, mais legal.

A água sanitária, aliás, tem anos de serviços prestados à juventude e à rebeldia, e dá pra obter este efeito assim, meio abstrato, com manchas que acabam criando uma estampa.

Taxinhas, cortes, pinturas, escritas, estampas, tudo que a imaginação permitir você pode colocar em prática, principalmente nos shorts jeans.

 

Testar, criar, desenvolver fazem bem ao ser humano e a sensação de você usar uma peça que foi você quem criou ou customizou é única. Por isso, aventure-se, tente, rasgue, se divirta, misture combinações, estampas, padronagens e materiais.

 

Por Mariana Arruda Simoni, designer e consultora de moda

mariana.as@uol.com.br

http://www.pencefundamental.com.br

 

Uma resposta »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s