ESTAMPA DA VEZ: CRUZ

Padrão

Não é de hoje que as estampas recebem um lugar privilegiado tanto mundo da moda quanto na hora de escolher um look. As estampas garantem um toque especial a qualquer produção.

Os desenhos que compõem as roupas, bolsas e lenços são importantíssimos na hora de criar looks expressivos, sejam eles contemporâneos, despojados, casuais, streets, elegantes ou sofisticados.

estampa de cruz

Conforme muda a estação, novas estampas surgem e outras são repaginadas. As estampas da vez são as de (principalmente) crucifixos, caveiras e corujas e estão presentes tanto em estampas quanto em bijuterias.

O assunto de hoje vai abordar as estampas de cruz que estão em evidencia e vai ensinar alguns truques e dicas de como usa-las na produção de um look.

SOBRE A CRUZ

cruz

Considerada um símbolo universal, a cruz faz parte da história de diversas culturas. Em uma das mais antigas, a cruz foi encontrada na Índia e significava boa sorte. Era chamada de “ankh” entre os egípcios. Embora seja comum associar o símbolo a algumas religiões cristãs, as cruzes também estão presentes na cultura fenícia, persa, etrusca, grega, escandinava, celta, australiana, chinesa, tibetana, entre tantas outras.

Na moda os crucifixos aparecem de tempos em tempos, como na década de 1980 a cantora Madonna ajudou a popularizar o símbolo, muito usado entre os góticos. Da antiguidade para as lojas fast fashion, a cruz já ganhou muitas adeptas e aparecem tanto em roupas como acessórios acompanhada de pedrarias, spikes e correntes.

DICAS GERAIS

  • Tome cuidado com o tamanho da estampa que você vai escolher porque se for muito grande pode até dar da impressão que você engordou.
  • Se você quer se manter um pouco mais discreta, combine sua peça com estampa de cruz com outras mais neutras e sem estampa.
  • Se você gosta de ousar, pode fazer alguma brincadeira com padrões. Por exemplo, uma camisa largadinha com cruz estampada de onça + legging de outra cor.
  • Busque harmonia entre as cores.
  • A lei da compensação serve pra tudo: se a parte de cima esta com estampas de cruz, use uma peça em baixo sem estampas para equilibrar o look.

 

BIJUTERIAS COM CRUZ

O jeito mais simples de começar a introduzir as cruzes ao look são os acessórios. As lojas estão repletas de colares, brincos, pulseiras e anéis. Os colares mais comuns são os compridinhos, excelente para quem deseja alongar a silhueta e ficam ótimos quando combinados com camiseta.

Você pode destacar seu colar de cruz usando um fundo neutro (ou uma cor só) como em um look preto e branco ou pode misturar com blusas e vestidos estampados.

 

CAMISETAS  E CAMISAS COM CRUZ

As camisetas são despojadas e confortáveis. Se você quer dar um ar mais moderninho e descontraído a dica é investir em camisetas mais larguinhas com aplicações ou bordados, pedrarias, brilho. Além de estarem em alta, funcionam bem tanto no calor quanto no frio, usadas com jaquetas de couro ou jeans.

CAMISETA DE CRUZ

Para um look diferente, aposte em cores vibrantes em outras peças, combinando com as camisetas estampadas com cruz.

Dica: Usar o símbolo da cruz para alongar a silhueta.

 

LEGGING COM CRUZ

Para usar leggings com estampas de cruz, você deve ter pernas não muito grossas, pois as estampas chama atenção para aquela parte do corpo.

A dica é usa-las com camisas ou camisetões mais cumpridos e largos e salto alto para alongar a silhueta.

 

SHORTS OU SAIAS COM CRUZ

Os shorts e saias com crucifixos estão começando a aparecer no Brasil. Na Europa já é tendência e febre.

shorts cruz

A dica é apostar em estampas pequenas de cruz e investir em peças com cores mais neutras na parte de cima.

Lembre-se de só usar uma roupa se combinar com seu estilo pessoal, nunca use por “estar na moda” e leve em consideração o conforto! Se você gosta dessa tendência invista, aproveite que as lojas aderiram e compre peças ao seu estilo. O mais legal é que você não precisa andar toda de preto para usar cruz, compre camisas de cores variadas ou shorts customizados. E se não quer ir tão além abuse dos acessórios.

Por mariana Arruda, designer e consultora de moda

mariana.as@uol.com.br

www.pencefundamental.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s