Moda Belga e Karen Van Godtsenhoven

Padrão

Ocorreu no dia 23/04 a edição extraordinária do ziguezague conversa transversal com Karen Van Godtsenhoven, curadora de exposições do MoMu no CCBB no centrão de São Paulo.

Imagem

Pra quem não conhece o ziguezague é um seminário que ocorre desde o ano de 2007. É realizado a partir de diferentes eixos conceituais em torno de diálogos entre Design, Moda, Arte e outros campos de conhecimento. As atividades do ziguezague tornam visível o Design de Moda e a Arte como campos híbridos, que apontam para uma expansão de seus conceitos, assim como para modos renovados de produção e de articulação.

O MoMu, Museu da Moda da província da Antuérpia fica no mesmo complexo onde está localizado o Fashion Institute (divisão da Royal Academy of Fine Arts. Foi criado em 2002, e a identidade da moda Belga e da Antuérpia é o assunto da maior parte das exposições do Museu.

Imagem

Desde 2009, Karen foi responsável pela curadoria e co-curadoria de 7 exposições no MoMu e editou diferentes artigos e catálogos de exposições temporárias e da coleção permanente.

Imagem

Karen é presença constante como palestrante em simpósios de moda internacional.Antes de ingressar no MoMu, trabalhou como pesquisadora para a Comissão Europeia na Universidade de Ghent, onde graduou-se em  2006 em Inglês e literatura comparada. Também estudou Museologia e trabalhou por um longo período de tempo como free-lancer para diferentes jornais, revistas e blogs na área de moda.

Karen é uma especialista no design de moda belga contemporâneo e na escola de moda da Antuérpia (que completa 50 anos em 2013). Ela vê a moda do ponto de vista tanto cultural e sociológico como estético e é interessada na maneira que a moda molda identidades através de trajes de grupos sub-culturais.

O primeiro compromisso de Karen Van Godtsenhoven no Brasil foi a palestra de abertura do Dragão Pensando Moda, no Ceará, evento simultâneo ao Dragão Fashion Brasil e co-realizado pelo Senac CE.

Em seguida ela se apresentou no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

E pra encerrar, apresentou-se no CCBB, aqui em São Paulo.

Referência de informações: RADAR Consultoria: inteligência e projetos de Moda.

Vale a pena navegar pelo site do MoMu e ver as exposições.

Imagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s