Rolê pelo velho continente 2014 – (Berlin)

Padrão

Final do ano a viagem pra Europa contou com uma boa parada em Berlin, ficamos uma semana lá e depois seguimos nosso percurso pra Polônia e depois Republica Tcheca…

DSC00070

Berlin é uma cidade que remete aos livros de história, não tem jeito. Tanta coisa se passou com este país, que as vezes fica difícil acreditar, por isso visitar a cidade é rever tudo aquilo que aprendemos na teoria.

???????????????????????????????

O muro de Berlin, ou melhor, o que sobrou dele, ajuda a manter vivo um período em que a guerra fria chegou ao seu extremo.

DSC00019

Um dos lugares mais bacanas que visitamos, foi o museu de arte contemporânea Hamburger Bahnhof Museum für Gegenwart, que contou com obras interativas e exposições sobre corpos e esculturas (minha área de pesquisa), inclusive um vídeo de uma performance da artista Marina Abramovic:

DSC00089

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Comprei livros sobre artistas contemporâneos que realizam intervenções artísticas em seus corpos:

???????????????????????????????

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Outro lugar incrível pra se entender um pouco da história é o Museu da Alemanha Oriental, que permite aos visitantes interagir com a cultura do lado oriental do país durante a guerra fria (de lata de feijão e roupas que eram utilizadas pelas pessoas até a possibilidade de dirigir um simulador pelas ruas, naquela época). O site deles é www.ddr-museum.de/en.

??????????????????????????????????????????????????????????????

Também não dá pra esquecer do que aconteceu na segunda guerra. Existem muitos museus e lugares como o Memorial aos judeus assassinados:

DSC00068

DSC00077

Passeamos também pelos pontos turísticos como o Portão de Brandemburgo:

???????????????????????????????

A Torre de TV de Berlim (Fernsehturm):

???????????????????????????????

Visitamos também o  Checkpoint Charlie, local que foi projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental.

DSC00110

DSC00093

Outro lugar imperdível é museu Bauhaus-Archiv museum für  gestaltung.

???????????????????????????????

Bauhaus é um dos movimentos mais importantes da história do design, e começou como uma escola, lá nos idos de 1919.

???????????????????????????????

O prédio que hoje abriga o museu e arquivo da Bauhaus foi projetado pelo fundador da escola, Walter Gropius. Quando cheguei lá na frente, fiquei bastante emocionada, por estava vendo de pertinho aquele prédio icônico, com as torres compostas por um quarto de círculo no topo, que eu conhecia tão bem e estudei tanto.

???????????????????????????????

Continuando a saga museus, demos uma passada no Museu do Dalí, onde tivemos uma imersão surrealista hehehe, é muito bacana:

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Pra quem gosta de pechinchas, descobrimos um “Mercado de Pulgas” que acontece aos domingos no Mauerpark com um monte de atrações bacanas. Aproveitei pra comprar uns cds usados do Die Toten Hosen por um ótimo preço. Aqui dá pra ver um pouco mais sobre o Flohmarkt: www.mauerparkmarkt.de/.

Flohmarkt

DSC00059

Falando em cd´s e música, Berlin tem ainda uma forte cena punk, muitos deles ainda podem ser vistos pelas ruas da cidade, ou nos shows que acontecem frequentemente. Trombamos um punk nas ruas e fomos trocar ideia com ele.

DSC00122

Mas infelizmente os Squats (prédios abandonados que são ocupados pelos punks e transformados em centros culturais e moradia) começam a ser derrubados ou desativados pela polícia e pelo governo, esse fica no bairro Mitte e fechou no ano passado.

DSC00156

Berlin conta ainda com um incrível Museu dos Ramones! O lugar é pequeno, mas é muito bacana e guarda vários ítens relacionados à banda e tem um café a preços honestos. Quer saber mais, acesse: www.ramonesmuseum.com/

DSC00161

Mas para se entender um pouco da história do punk em Berlin, é necessário visitar o distrito de Kreuzberg.

???????????????????????????????

É ali que está a Core Tex, uma loja e gravadora punk que fica em um ex-squat. Criada em 1988, a Core Tex ainda organiza uma série de shows, incluindo o festival anual “myFest”. Maiores informações, acesse: www.coretexrecords.com

DSC00131

Outro lugar (quase em frente da Core Tex) é o SO36 , um lugar onde rolam os shows mais bacanas, tipo um CBGB alemão. Maiores informações em www.so36.de

???????????????????????????????

E a rua Oranienstrasse (onde ficam a Core Tex e o SO36) mostra porque é mesmo parada obrigatória para quem curte cultura alternativa. Olha essa loja especializada em material do St Pauli:

DSC00124

Outra coisa que nos marcou, foi que pela primeira vez, estivemos em um Campo de Concentração, e embora seja ruim a simples sensação de estar lá, valeu pela reflexão e aprendizado.

DSC00112

DSC00170

Trata-se de Sachsenhausen, local onde funcionou o primeiro campo de concentração nazista (de 1936 até 1945) para confinar ou liquidar em massa opositores políticos, judeus, ciganos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, e, posteriormente, milhares de prisioneiros de guerra.

DSC00172

Sim, o clima é pesado. É angustiante saber que ali morreram e foram torturados milhares de pessoas de diferentes países.

DSC00138

Então por que adentrar num lugar desses? Primeiro para não esquecer e consequentemente não deixar se repetir. Segundo, porque faz parte da história do mundo e não somente da Alemanha.

DSC00169

Sachsenhausen fica na cidade de Oranienburg, em Brandemburgo. O lugar fica a poucos quilometros de Berlin, dá pra ir de trem. É uma visita que eu recomendo para quem for para Berlin.

DSC00174

Tem cara de cenário de filme de terror, não tem?


DSC00250

Hora de ir embora…

DSC00254

Mas, no caminho de volta conversando com um morador local, descobrimos que a cidade sedia um time que eu não conhecia, o Oranienburguer FC.

Oranienburger FC 1

Enfim… esse foi um pouco do nosso role misturando cultura, arte, moda, design, punk e futebol por Berlin…

DSC00023

Outro ponto que merece grande destaque nessa viagem, foram as feirinhas de natal espalhadas pelas inúmeras praças… cheias de luzes, cantorias de natal, enfeites, repletas de comidas tipicas extremamente saborosas… quase toda noite nós jantamos nessas feirinhas…

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Passamos a noite de Natal com um amigo brasileiro, o Gustavo, que estava numa mega viagem pelo mundo. Fizemos uma “ceia” no nosso hotel e tomamos muita cerveja alemã, uma delícia!

???????????????????????????????

DSC00090 (2)

???????????????????????????????

De Berlin fomos para Varsóvia, e aí já é tempo de uma nova história…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s