Rolê por Varsóvia (Polônia)

Padrão

Varsóvia…

Saímos de Berlin – estação Hauptbahnhof- e seguimos de trem para Varsóvia, na Polônia. Conforme as estações iam passando, ficava a certeza de que estávamos em um lugar mágico, apenas imaginado por mim até então… Nomes estranhos, onde milhares de vidas seguem seus destinos, tão longe do nosso dia a dia aqui no Brasil… DSC00098 Varsóvia (em polaco Warszawa) é a capital e maior cidade da Polônia. Ao chegarmos em Varsóvia, uma constatação, o inverno deles definitivamente não combina com o sol… Amanhecia depois das 8hs e escurecia às 15h30… Pouco mais de 7 horas de claridade natural… Essa foto abaixo foi tirada por volta das 17hs…deixamos as coisas no NOVOTEL (um hotel simplesmente maravilhoso) e fomos passear pelo “centro velho”, onde tudo estava devidamente enfeitado e iluminado….

DSC00158

???????????????????????????????

E tinha umas aplicações diferentes das que estamos acostumados por aqui… Essa era como uma “bola de árvore de natal” que você podia atravessar … DSC00164 A língua é outro ponto diferente e difícil de se adaptar. Mesmo as coisas mais óbvias, como na hora de comer são difíceis. DSC00208 E se você achou que já entende polonês porque leu ali em cima salada e espaguete, traduz essa então, impossível de entendermos… DSC00125 Olha o que a gente encontrou por lá! Não que eu goste de refrigerantes, mas é engraçado rever a Cherry Coke, depois de anos que ela sumiu aqui do Brasil… DSC00179 O centro velho de Varsóvia tem construções bacanas, muitas delas reconstruídas após a Segunda Guerra Mundial, como o Castelo Real (Plac Zamkowy).  DSC00115 Varsóvia tem um visual muito bonito, vale conhecer… o centro é repleto de construções históricas cheias de detalhes…

DSC00150DSC00116

DSC00109 Fui pedida em casamento por um russo uahuhauahu durante uma demonstração de luta medieval…

DSC00246

Esse é o lugar em que  mais gostamos: a praça do mercado, mais conhecida por Old Town Market Square. A noite, várias barraquinhas de comida e lembranças natalinas funcionavam por ali. DSC00127

???????????????????????????????

DSC00119

Achamos um museu do exército ali perto do nosso hotel. Vários aviões, tanques e outras máquinas de matar gente. DSC00081 Falando em morte, um local sombrio que visitamos por lá foi o MUSEU Pawiak Prison, construído numa antiga prisão da SS GESTAPO, durante a ocupação nazistaonde mais de 37.000 pessoas foram assassinadas. DSC00314 Aqui, algumas fotos de pessoas que sofreram nas mãos dos nazistas… DSC00292 Mais ou menos perto dali, numa parte mais residencial e suburbana da cidade, eu encontrei (pela internet) o Bazar Na Kole: Mercado de Pulgas, uma feirinha que vende antiguidades, inclusive material da Segunda Guerra Mundial. DSC00316 Mas essa era longe e bem diferente… Acho que éramos os únicos turistas presentes ali… DSC00318 Achamos poucas opções de lojas de discos, mas deu pra se divertir… O Mau comprou algumas coisas bem bacanas! DSC00342 Falando um pouco do futebol local, tivemos a oportunidade de conhecer dois estádios. Um deles, a Pepsi Arena, casa do Klub Piłkarski Legia Warszawa, chamado também de “Estádio do Exército Polonês”. DSC00176 O League Warzsawa é a única equipe polonesa que já chegou a uma semifinal da Recopa Europeia, na temporada 90/91. Esse é o bar da torcida, localizado na parte debaixo do estádio. DSC00172 DSC00157 Outro estádio que conseguimos visitar foi o Estádio Nacional de Varsóvia (Stadion Narodowy w Warszawie) onde a seleção Polonesa de Futebol manda seus jogos. DSC00098 DSC00090

Como não poderia faltar, fomos até o Centro de Arte Contemporânea. Situado no reconstruído Castelo Ujazdowski.

???????????????????????????????

Um dos destinos mais incríveis que já fomos… uma cidade única, com cultura diferente e pessoas acolhedoras e simpáticas… apesar do frio intenso e vento extremamente gelado, nos divertimos muito… ainda quero voltar…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s