NORMCORE: a moda é ser “normal”

Padrão

O que antes era um estilo que ia na contramão da moda acabou virando tendência: o estilo NORMCORE.

A nova tendência é sair à vontade, literalmente. Se combinar o mais puro estilo largado, com calça oversized (jeans mais folgadinho), mais uma pitada daquele moletom com cara de podrinho e pra coroar com a cereja do bolo um chinelo com meia. Pronto, você acaba de aderir a mais nova onda “fashionista”.

A ideia inicial do Normcore é não se destacar pelo uso de roupas extravagantes. Ter uma individualidade, mas não mostrá-la através do vestuário ou do gosto pelas coisas que fogem do comum. Uma tendência anti-tendência.

O movimento dentro da moda sugere que o mais bacana é ser normal. A característica principal deste estilo é investir em peças de roupas mais “simples” e confortáveis, mais ou menos do jeito que ficamos quando estamos em casa: peças mais largas, confortáveis, blusas e calças de moletons, blusas com capuz, calças amplas, blusas de moletom, tênis ou chinelo, aquelas roupinhas velhas e largas, entre outros.

Ou seja, é evitar o chamativo, é usar peças confortáveis, é não seguir a moda e sim vestir o que gosta ou talvez nem pensar sobre o que está vestindo.

É como se o “comum” estivesse na moda. O conceito do estilo se resume em pegar roupas consideradas comuns, simples ou até mesmo bregas e transformá-las em um look super descolado e bem descontraído.

O fenômeno Normcore foi identificado por uma empresa de previsão de tendências chamada K-Hole e , em seguida, apareceu na “New York Magazine”. Depois de algumas publicações apontarem o fenômeno, o que os especialistas agora acham difícil é classificar os normcores involuntários dos normcores intencionais. Porque sim, já há gente tentando parecer sem estilo para seguir a tendência…

Pra quem quer seguir essa tendência, as peças-chaves são:

  • Moletom

Foi-se o tempo em que o moletom era coisa que usamos para dormir ou para sair da academia quando se está frio. Mas como na moda tudo muda o tempo todo, o moletom agora subiu de categoria e virou uma peça “must-have”.

moleton-2

Pode ser um moletom surrado, antigo, com desenhos, estampas, capuz, brilho, customizações e aplicações. O importante é estar confortável (e a peça sugere exatamente isso).

 3

No dia a dia, opte pelo moletom em tons mais neutros, combine com jeans justos, surrados, rasgado e uma sapatilha ou então combine com sainhas estampadas e até com salto alto!

6

Para criar um look bem despojado e mais moderninho, abuse das estampas e dos desenhos.

  • Calça ou shorts oversized

O modelo oversized, mais larguinho na região das pernas e da panturrilha, é ideal para quem preza pelo conforto e quer disfarçar pernas grossas.Podem ser tanto de jeans, como tecidos leves ou até mesmo moletom.

4

Para usar essas peças, é aconselhado a lei da proporção: se a parte de baixo (calça ou shorts) é mais larguinha e tem maior volume, a parte de cima deve seguir uma linha mais sequinha, justa.

5

Para uma produção mais descolada, um moletom ou uma t-shirt em sobreposição com uma camisa cumprem bem o papel. Nos pés, escolha entre rasteiras, sandálias flat ou botas sem salto.

Para dar um ar sofisticado ao seu modelo oversized, o segredo é aderir a scarpins ou sandálias de tiras finas e complementos elegantes na parte de cima, como um blazer estruturado coordenado a uma blusa de cote em “V”.

O mais legal que a moda pode nos proporcionar é que, por meio das roupas, podemos nos transformar. Compor diferentes looks é divertido. Porém, use somente o que combina com seu estilo e que for confortável pra você…. é assim que você fica linda e é você mesma.

Por Mariana Arruda Simoni, Mestre em Design e Consultora de Moda e Estilo

mariana.as@uol.com.br

http://www.pencefundamental.wordpress.com.br

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s