Conhecendo a Antuérpia e o Momu

Padrão

Para quem acompanha o blog… sabe que todo final do ano eu tento ir dar um mega rolê na Europa. Este ano, eu e o Mau (namorido) fomos pra Alemanha, Holanda e Bélgica.

Passamos 25 dias rodando e o roteiro foi: Amsterdam, Hamburgo, Haia, Rotterdam, Antuérpia, Bruxelas, Colônia, Dortmund e Amsterdam.

Hoje vou contar um pouco sobre um lugar que eu estava loooooooooouca pra conhecer, o Momu, museu da moda de Antuérpia, cidade que abrigou estilistas que revolucionaram o mundo da moda. Pra quem não sabe, eu sou formada em Design de Moda pela Anhembi Morumbi e sou Mestre em Design (pela mesma faculdade), trabalho como estilista de uma marca infantil, então vocês podem imaginar o quão ansiosa eu estava para conhecer este Museu.

Antes, vou contar um pouco sobre a cidade e dar algumas dicas de passeios incríveis e imperdíveis.

Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica. É considerada o centro mundial do diamante.

A estação central da Antuérpia  já quase vale o passeio. Lindíssima. Foi construída em 1905 e possui 4 andares.

DSC00115

Bem perto da estação, encontra-se o bairro chinês: Chinatown, com um típico portão chinês (pagoda-gate). Caso curta restaurantes orientais, você pode encontrar várias opções por lá.

???????????????????????????????

CATEDRAL DA NOSSA SENHORA: Depois de 170 anos de trabalho, a construção da igreja foi concluída em 1521, mas o projeto da segunda torre nunca foi finalizado.

DSC00057

DSC00201

Saindo da Igreja, siga em direção ao Grote Markt. Lá você vai encontrar o palácio municipal (City hall) que foi construído em 1565 e a estátua Brabo. Reza a lenda que em Antuérpia havia um gigante que cobrava da população um valor alto para quem quisesse atravessar o Rio Scheldt, as pessoas que recusavam pagar a quantia tinham suas mãos cortadas e jogadas no rio. E foi Brabo o herói que conseguiu derrotar o gigante. Segundo o folclore, além de matá-lo, Brabo fez o mesmo ritual, cortou a mão do gigante e a arremessou para o rio.

DSC00049

DSC00129

Grande destaque para as cervejas belgas, uma mais gostosa que a outra, mas me apaixonei pela de maçã verde…

DSC00159

DSC00163

Entre uma feirinha e outra, também provamos o famoso Waffle belga… sensacional!

DSC00195

E as batatas belgas… hehehe.

DSC00021

Depois de conhecer o Grote Markt, dê um pulinho no castelo HET SEEN, que é uma fortaleza medieval construída em 1200. A propriedade ao longo da história já foi uma prisão e hoje funciona como um memorial da Segunda Guerra Mundial! Na frente do prédio, você vai ver o “Lange Wapper”, figura folclórica que diziam perseguir os bêbados da cidade.

DSC00181

Bom, pra quem é antenado no mundo da moda, o Museu da Royal Academy of Fine Arts, Momu é uma parada obrigatória.

DSC00034

O museu faz o visitante fazer uma viagem na história da moda e do design com suas mais de 25 mil peças de roupas que datam desde o século 16 até os estilistas mais contemporâneos.

DSC00036

DSC00037

Além disso, o Momu apresenta exposições temporárias destacando temas e estilistas, dando destaque aos designers de moda belgas e que se formaram lá.

DSC00019

???????????????????????????????

DSC00037

O prédio onde fica o museu é uma atração a parte, já que foi construído no século 19 e era, originalmente, uma loja de roupas. No prédio funciona a faculdade de moda da Antuérpia, que conta com uma livraria e acervo incríveis de centenas de livros e registros científicos, acadêmicos e de experimentações envolvendo e associando práticas do fazer criativo de moda e design.

DSC00044

DSC00038

O bairro onde o museu está localizado é um bairro bem antenado da moda, é possível dar uma passadinha nas ruas com as grifes mais badaladas da Antuérpia, que ficam a poucos quarteirões do museu.

Pra nos esquentarmos dos -7 graus que pegamos… o jeito foi tomarmos uma sopa deliciosa de cebola em uma das feirinhas natalinas!!!

DSC00212

Por fim, visitamos também o M HKA, que é o museu de arte contemporânea, com instalações incríveis.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s